Jogadores de futebol africanos são estrelas da campanha “Eliminar a Pólio” antes do AFCON 2025.

DAKAR, 4 December 2025 – Enquanto milhões de adeptos aguardam o AFCON 2025, seis consagrados futebolistas africanos declaram que chegou a hora de expulsar a poliomielite — incentivando o continente a unir-se e a eliminar de vez a doença.

Em parceria com a Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite, as lendas do futebol lançam a campanha “Eliminar a Pólio”, mobilizam famílias, líderes políticos, jovens, comunidades e líderes da sociedade civil para garantir que todas as crianças sejam vacinadas contra a poliomielite.

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa e debilitante que chegou a paralisar mais de 1.000 crianças por dia. Décadas de colaboração global colocaram o mundo à beira da erradicação — evitando a paralisia em cerca de 20 milhões de crianças e salvando 1,5 milhões de vidas. África alcançou progressos notáveis, mas continuam a surgir surtos em vários países, colocando crianças em risco em todo o mundo.

Sébastien Haller (Costa do Marfim); Naby Keïta (Guiné); Fabrice Ondoa (Camarões); Rodolfo Bodipo Díaz (Guiné Equatorial); Michael Essien (Gana); e Bruno Ecuele Manga (Gabão) são os protagonistas da campanha “Eliminar a Pólio”, que durará toda a AFCON 2025.

Os futebolistas partilham as suas histórias de perseverança e lançam um desafio futebolístico nas redes sociais para mostrar a pais e líderes que até os maiores obstáculos podem ser superados.

Atualmente, o progresso contra a poliomielite em África enfrenta ameaças devido a cortes no financiamento, conflitos, hesitação vacinal e sistemas de saúde sobrecarregados, tornando esta fase final da erradicação a mais difícil.

Apesar dos desafios persistentes, África está a alcançar grandes progressos na luta contra a poliomielite. Entre janeiro e outubro de 2025, 15 países alcançaram quase 200 milhões de crianças com vacinas contra a poliomielite que salvam vidas. Campanhas coordenadas em várias regiões — do Corno de África à Bacia do Lago Chade e ao Sahel — demonstraram o poder da colaboraçãotransfronteiriça, protegendo dezenas de milhões de crianças.

A campanha “Eliminar a Pólio” apela a todos na região para apoiarem a necessidade urgente de vacinar todas as crianças contra a poliomielite até que o vírus seja eliminado de forma definitiva. Com um compromisso renovado por parte dos governos, das comunidades e das famílias, África pode expulsar a poliomielite.

Citações:

“Superei muitos desafios na minha carreira no futebol para me tornar quem sou hoje. Da mesma forma, acredito que África pode superar o desafio de erradicar a poliomielite e alcançar um futuro sem a doença. Se eu consegui, sei que África também consegue. Precisamos de continuar empenhados em eliminar essa última percentagem da doença para que todas as crianças possam crescer saudáveis”, afirma Michael Essien.

“A poliomielite é uma doença que simplesmente precisamos de levar a sério. As pessoas precisam de se vacinar, levem os vossos filhos. A vacinação é o que nos vai salvar”, diz Naby Keïta.

 “A minha mensagem aos líderes africanos é que se unam, que permaneçam juntos, porque precisamos de derrotar a poliomielite. Precisamos de a derrotar porque precisamos da juventude africana. Os jovens são o nosso futuro”, afirma Bruno Ecuele Manga.

 “O meu sonho é que a poliomielite seja totalmente erradicada de África. África, chegou a nossa vez de dar um cartão vermelho à poliomielite”, afirma Fabrice Ondoa.

“Sabemos que em África a poliomielite é um grande problema e que devemos lutar contra essa doença muito grave. Agora é a sua vez. Juntos, vamos erradicar a poliomielite”, afirma Rodolfo Bodipo Díaz.

“Em África, a poliomielite é um problema de saúde real, especialmente para as crianças. Quando a poliomielite for erradicada, será uma grande vitória”, afirma Sébastien Haller.

 


Notas aos editores

Todos os recursos relacionados com a campanha estão disponíveis na página inicial “Eliminar a Pólio“.

Pontos focais para os media

UNICEF Africa: Christophe Verhellen cverhellen@unicef.org

WHO Afro Region (OMS): Marta Villa Monge mongem@who.int

Rotary International: Sara Tetzloff sara.tetzloff@rotary.org